Gerente de Marketing
Coordenar serviços de marketing na empresa, através do desenvolvimento de projetos de novos produtos e serviços, propondo ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda. Analisar propostas de mídia e editoração de publicações internas e externas, preparando e selecionando matérias para publicação e divulgação em órgãos informativos, visando promover o consumo de produtos e/ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa.
Formação necessária para ser Gerente de Marketing
Nesta área, é possível encontrar grande diversidade de programas nos cursos, já que os temas abordam questões desde a ética publicitária até a linguagem do cinema e novas tecnologias de comunicação. Boa parte dos programas apresenta a linha de pesquisa que associa comunicação e política. Como a área contém cursos cujos temas são do interesse de diversos profissionais de áreas diferentes, é possível encontrar como alunos dos mesmos profissionais graduados em Comunicação, Ciências Sociais, Artes, Letras e até mesmo Engenharia.
Formação Básica
O Gerente da área de Publicidade e Propaganda deve possuir o Curso Superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Propaganda e Marketing. Por ser um mercado competitivo, a realização de cursos de especialização valorizam muito o profissional. É fundamental ler, escrever e falar inglês. Além disso, o espanhol torna-se cada vez mais importante para a área.
Formação Adicional
O profissional que se interessar poderá optar por realizar um dos cursos de pós-graduação disponíveis voltados para a área de Marketing, como:
- MBA em Marketing - FGV
- MBA em Marketing - Estácio/ FIC
- MBA em Marketing - Ibmec/ FA7
- MBA Internacional em Gestão e Marketing - FANOR/ Devry
- Especialização em Gerência de Marketing - UECE
- Especialização em Gerência Executiva de Marketing - CETREDE/ UFC
- Especialização em Marketing - UNIFOR
- Especialização em Assessoria de Comunicação - UNIFOR
- Especialização em Assessoria de Comunicação - FFB
Mercado que apresenta bastante concorrência profissional.
Aspectos Favoráveis
A globalização da economia tem estimulado a competição entre as empresas, e estas se vêm forçadas a investir cada vez mais em propaganda, o que contribui para o aumento das oportunidades na área. Também contribui para a expansão deste mercado o crescimento do setor de serviços. Assim, a entrada de grandes grupos estrangeiros no país abre novas vagas para os publicitários, tanto nos setores de planejamento quanto em atendimento e criação. Além disso, a internet também tem gerado algumas oportunidades e a criação de novas especialidades na área de publicidade.
O profissional desta pode atuar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em editoras, institutos de pesquisa, departamentos de comunicação e marketing, veículos de comunicação e produtoras de vídeo. Nas agências de publicidade, o profissional pode trabalhar no atendimento ao cliente, nas áreas de planejamento e criação de campanhas publicitárias, marketing e pesquisas de mercado ou de opinião.
Aspectos Desfavoráveis
A imagem de uma carreira com boa remuneração e cheia de charme tem exercido um forte apelo sobre jovens, criando uma grande concorrência para os profissionais desta área. Portanto, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver o número de candidatos que saem das universidades todos os anos. Outro fator a ser ressaltado é que existe também a concorrência de outros profissionais, pois um desenhista industrial pode atuar em arte, ou ainda um administrador de empresas pode planejar campanhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário