sábado, 10 de setembro de 2011

Analista de Marketing (Descrição)

Analista de Marketing

Elaborar análises, estratégias e planos de ação para atingir as metas de comunicação e marketing da empresa. Também realiza pesquisas de mercado, envolvendo a preparação dos questionários, orientação aos pesquisadores, acompanhamento e auditoria do trabalho de campo, além de tabulação e análise dos resultados.

Formação necessária para ser Analista de Marketing

Nesta área, é possível encontrar grande diversidade de programas nos cursos. Boa parte dos programas apresenta a linha de pesquisa que associa comunicação e política.

Formação Básica

Em geral, os analistas de marketing encontram-se cursando o nível Superior em Marketing ou Propaganda e Marketing.

Formação Adicional

Conhecimento em outros idiomas é desejável.

Mercado de Trabalho para Analista de Marketing

Mercado que apresenta bastante concorrência profissional.

Aspectos Favoráveis

A globalização da economia tem estimulado a competição entre as empresas, que se vêm forçadas a investir cada vez mais em propaganda e estratégias criativas de marketing, o que contribui para o aumento das oportunidades na área. Também contribui para a expansão desse mercado o crescimento do setor de serviços. O profissional pode atuar em agências de publicidade, agências de promoção e eventos, editoras, institutos de pesquisa, departamentos de comunicação e marketing, veículos de comunicação e produtoras de vídeo. Assim, a entrada de grandes grupos estrangeiros no país abre novas vagas para os publicitários, tanto nos setores de planejamento quanto em atendimento e criação.

Aspectos Desfavoráveis

A imagem de uma carreira com boa remuneração e cheia de charme tem exercido um forte apelo sobre jovens, criando uma grande concorrência para os profissionais desta área. Portanto, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver o número de candidatos que saem das universidades todos os anos. Outro fator a ser ressaltado é que existe também a concorrência de profissionais de outras áreas, pois um desenhista industrial pode atuar em arte ou ainda um administrador de empresas também pode planejar campanhas.

Fonte: Catho

Nenhum comentário:

Postar um comentário