domingo, 11 de setembro de 2011

Assistente de Pub. e Propaganda (Descrição)

Assistente de Publicidade e Propaganda

Realizar atividades de apoio aos seus superiores relacionados a área de propaganda da empresa, auxiliando no contato com os meios de informação, aquisição de espaços propostos por eles, pesquisas sobre o público a ser atingido e textos publicitários.

Formação necessária para ser Assistente de Publicidade e Propaganda

Nesta área, é possível encontrar grande diversidade de programas nos cursos, já que os temas abordam questões desde a ética publicitária até a linguagem do cinema e novas tecnologias de comunicação. Boa parte dos programas apresenta a linha de pesquisa que associa comunicação e política. Como a área contém cursos cujos temas são do interesse de diversos profissionais de áreas diferentes, é possível encontrar como alunos dos mesmos profissionais graduados em Comunicação, Ciências Sociais, Artes, Letras e até mesmo Engenharia.

Formação Básica

O assistente/auxiliar de Publicidade e Propaganda deve estar cursando Superior em Publicidade e Propaganda ou Propaganda e Marketing, além de ter conhecimentos em inglês e espanhol.

Mercado de Trabalho para Assistente de Publicidade e Propaganda

Mercado que apresenta bastante concorrência profissional.

Aspectos Favoráveis

A globalização da economia tem estimulado a competição entre as empresas, e estas se vêm forçadas a investir cada vez mais em propaganda, o que contribui para o aumento das oportunidades na área. Também contribui para a expansão deste mercado o crescimento do setor de serviços. Assim, a entrada de grandes grupos estrangeiros no país abre novas vagas para os publicitários, tanto nos setores de planejamento quanto em atendimento e criação. Além disso, a internet também tem gerado algumas oportunidades e a criação de novas especialidades na área de publicidade.
O profissional desta pode atuar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em editoras, institutos de pesquisa, departamentos de comunicação e marketing, veículos de comunicação e produtoras de vídeo. Nas agências de publicidade, o profissional pode trabalhar no atendimento ao cliente, nas áreas de planejamento e criação de campanhas publicitárias, marketing e pesquisas de mercado ou de opinião.

Aspectos Desfavoráveis

A imagem de uma carreira com boa remuneração e cheia de charme tem exercido um forte apelo sobre jovens, criando uma grande concorrência para os profissionais desta área. Portanto, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver o número de candidatos que saem das universidades todos os anos. Outro fator a ser ressaltado é que existe também a concorrência de outros profissionais, pois um desenhista industrial pode atuar em arte, ou ainda um administrador de empresas pode planejar campanhas.

Fonte: Catho

Nenhum comentário:

Postar um comentário