Olá leitores,
Encontrei esse "simples" texto e achei interessante compartilhar com vocês, pois acredito que mostra a importância do mix de marketing. Boa leitura!
Beijos,
Paula Leitão
Quem manda: marketing ou logística?
Algumas organizações ainda vêem alguma razão nesse questionamento. Entretanto, se analisarmos a fundo, notaremos que, hoje em dia, essa questão não faz mais nenhum sentido.
A visão da logística é de otimização e racionalidade. A visão de marketing e vendas é de escoamento do produto ou serviço. Portanto, ambos, logística e marketing, estão preocupados com a mesma coisa: a satisfação do cliente, que é a maior garantia de sobrevivência da empresa e dos profissionais envolvidos.
Antigamente o produto percorria um longo caminho até chegar ao consumidor final, parando em diversos pontos intermediários. Na atual concepção, busca-se, sempre que possível, eliminar estoques e depósitos intermediários, possibilitando que o produto, já embalado e etiquetado, seja enviado diretamente aos pontos de venda.
Percebe-se que a concepção atual teve contribuição tanto da logística - pela racionalidade, eficiência, rapidez e redução de custos, quanto do marketing - no sentido de pressionar para que o produto estivesse o quanto antes à vista do cliente, fundamentalmente, com custos menores.
Os dois posicionamentos convergem na luta pela perpetuidade da empresa no mercado, que apresenta um acirramento exponencial de concorrência. A cada dia têm-se novidades, quer na concepção do produto, nos acessórios, nos serviços agregados ou na redução de preços.
Neste sentido, qualquer disputa entre as duas áreas pode ser considerada estupidez. Ou melhor, suicídio. Está claro que se desejarem sobreviver, marketing, vendas, logística e outras áreas da empresa precisam atuar juntas, em sintonia. Só essa parceria é capaz de levar ao sucesso.
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