sábado, 15 de dezembro de 2012

MBA em Marketing e Comunicação Empresarial

MATRIZ CURRICULAR
1.      Ética Coorporativa e Responsabilidade Sócio Ambiental - 30h/aula
Fundamentos da ética. Abrangência da ética. Ética e Religião. Ética e Moral. Senso Moral e Consciência Moral. A Liberdade. A Ética e a Vida Social. Ética Profissional: dimensão pessoal e social. A evolução da consciência ambiental no Brasil e no mundo. Aspectos políticos e administrativos envolvidos no processo de licenciamento ambiental. Fatores ambientais e socio-econômicos na avaliação dos impactos ambientais. Métodos e técnicas de avaliação de impactos ambientais. Estimativas de consequências ambientais. Medidas mitigatórias. 
2.      Gestão de Marca e Posicionamento Competitivo - 30h/aula
Ambiente de mercados, construção da marcas, definição de marcas e evolução do conceito. Semiótica da marca e posicionamento de marcas. Arquitetura de marcas. Avaliação financeira de marcas. Novas abordagens na construção de marcas e tendências na gestão de marcas.
3.      Modelos de Liderança - 30h/aula
Novos modelos de liderança. Os novos desafios da liderança. A estratégia gerencial moderna. A ação executiva. A grande transição. Equipes de trabalho. Competências, potencialidade, interesses, motivações e características pessoais dos membros da equipe. Formação e desenvolvimento de uma equipe de trabalho. A comunicação eficaz para o sucesso do trabalho em equipe. Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de sua equipe. Pesquisa e diagnóstico do clima organizacional. Gestão do clima organizacional.
4.      Jogos de Negócios - 30h/aula
Alinhamento da Gestão de Recursos Humanos aos negócios empresariais.
5.      Marketing Interno e Estratégias de Endomarketing - 30h/aula
O papel de marketing nas organizações. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Comportamento do consumidor. Endomarketing. A era da valorização do relacionamento. Características das gerencias do relacionamento.
6.      Gestão do Conhecimento, competência e aprendizagem organizacional - 30h/aula
Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A gestão de pessoas por competência.
7.      Processo Decisório - 30h/aula
Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Modelos para tomada de decisão. Fatores intervenientes no processo decisório. Aspectos políticos, técnicos e psicológicos. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada.
8.      Comunicação Institucional - 30h/aula
A comunicação institucional está intrinsecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade creditiva organizacional e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade onde está inserida. A proposta deste módulo é proporcionar aos alunos a visão teórica e prática dos dois conceitos: comunicação institucional (interna) que representa as atividades relacionadas ao público interno das organizações, e a comunicação externa, que são relacionadas ao mercado como um todo.
9.      Marketing Digital - 30h/aula
Marketing digital. As redes sociais. Mobile marketing e planejamento estratégico integrado. Planejamento de mídias digitais. Marketing de buscas (SEO e SEM) e redes sociais (SMM e SMO).
10. Gestão de Marketing I - 30h/aula
Análise do ambiente de negócios e identificação da oportunidade de marketing. Sistema de inteligência de marketing. Gestão estratégica de marketing e empreendedorismo.
11. Gestão de Marketing II - 30h/aula
Segmentação de mercado e o posicionamento competitivo da empresa. Tipos de mercado e o comportamento do consumidor. Gestão e desenvolvimento de produtos e gestão de serviços e marketing interno.
12. Gestão de Marketing III - 30h/aula
Formação e administração de preços. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Gestão de vendas. Tendências em comunicação. Planejamento e controle de marketing.
13. Metodologia de Pesquisa - 30h/aula
14. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso - 60h/aula
  
Carga Horária:

450h/aula

Duração:

9 Meses
Horário das Aulas:

  Turma Semanal: Terça-Feira – 18:30hs às 22:15hs - Início: 23/10
Turma Final de Semana: Aulas Quinzenais aos Sábados - 8:00 hs ás 12:00 hs - 13:00 hs ás 17:00 hs - Início: 20/10

CONVÊNIO: FAERPI – Faculdade Entre Rios do Piauí
Instituição Credenciada ao MEC – Portaria 4407 de 29/12/2004, DOU 30/12/2004

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